Depois de um tempo de reflexão, acabei decidindo estudar para concurso público, pois é a única área onde não irão questionar minha falta de experiência profissional ou o tempo que passei "parada". Desde então tenho estudado muito, e de certa forma estou feliz com o caminho que escolhi, só preciso me lembrar constantemente que minha vida não está nem na metade, e não preciso agir como se tivesse um cronômetro em cima da minha cabeça.
Esse ano também fiz novas amizades, perdi algumas antigas, fui ao show do Fall out boy (um sonho de adolescência), viajei com minha melhor amiga, descobri novos hobbies, li mais livros e me diverti bastante.
Como fico muito tempo em casa, se eu não tomar cuidado alguns hábitos ruins tomam conta da rotina. Ainda tem dias em que sou derrotada pelo vício e passo muito tempo rolando o tiktok ou não consigo me concentrar nos estudos. Voltar aqui pro blog também foi uma forma de criar uma "distração do bem". Se eu não consigo estudar, pelo menos estou gastando meu tempo escrevendo, lendo ou quebrando a cabeça com os códigos do layout, o que acredito que exercite mais o cérebro do que ficar nas redes sociais.
Voltar a mexer com CSS e HTML aqui no blog, reviveu um dos meus sonhos de quando eu tinha 15 anos: Ser web designer. Por motivos que não vem ao caso agora, acabei indo pra faculdade de administração e desistindo do curso que supostamente "não dava dinheiro". Ah, as voltas que a vida dá! O mercado de web developer só cresceu, e sinto que perdi uma grande oportunidade. O que nos leva ao título do post: Minhas promessas (ou metas) para o ano que vem!
Quero muito me aprofundar na área de desenvolvimento web, para ser capaz de criar um site do zero. Não sei se vou conseguir pagar ou conciliar uma faculdade com os estudos pra concurso, mas já comecei os estudos com ótimas fontes gratuitas que encontrei, afinal é melhor começar logo ao invés deixar pra começar ano que vem.
Outra meta para o ano que vem é ler ainda mais livros do que esse ano! Ler é um hábito que me acompanha desde criança, mas que deixei de lado por um tempo, agora quero voltar ainda melhor do que antes, sair um pouco da minha zona de conforto e ler mais clássicos. Além disso quero aprender a cuidar melhor de mim, em dois sentidos: priorizar os meus sentimentos sem me diminuir para satisfazer os outros; e ficar mais confortável em gastar dinheiro com coisas pra mim e que me deixem feliz (por exemplo um show ou viagem).
E vocês, já começaram a fazer planos para 2026?
Pretendo escrever mais posts assim, apesar do cherry bomb do passado ter sido um blog principalmente de tutoriais, acho que essa nova fase pede algo mais pessoal ✍️(◔◡◔) Mas também vou continuar trazendo dicas e tutoriais de vez em quando!


_2025-12-06.png)
Oi Lia!
ResponderExcluirÀs vezes parece que a gente olha pro calendário e o tempo já gritou “dezembro” na nossa cara e a gente ali, meio perdida, tentando encaixar planos, consertar sonhos, entender o ritmo da vida. Mas curtir a jornada também vale muito: cada frustração, cada recomeço, cada “tentar de novo” são pedaços de história que contam algo legal sobre quem a gente tá virando.
O lance de voltar pro blog, revisitar sonhos de HTML/CSS, estudar pra concurso, ler mais, viajar, “cuidar de si”... tudo isso mostra força de vontade, mesmo que os planos mudem, a essência continua aí.
Te desejo paz com esse “cronômetro da vida” (gente inventa tantas cobranças ridículas pra nós, né?), e que 2026 traga clareza, tranquilidade e principalmente leveza pra você. Continua escrevendo, se reinventando, vivendo.
Abraços!!
Oii💕
ExcluirSim, depois de agosto parece que o ano passou voando pra mim, mas finalmente sinto que estou fazendo as pazes com os recomeços, e me cobrando um pouco menos.
Muito obrigada pelas palavras gentis, deixaram meu dia melhor. Desejo um ano leve e tranquilo para você também ( ̄▽ ̄)/☆:*.°★* 。
Lia, não se sinta atrasada de forma alguma. Primeiramente pelos fatores econômicos, pois o mercado de trabalho está complicado pra todo mundo e essa premissa de estar com a vida ganha aos 30 não tem mais cabimento nos dias atuais. Mas muito além disso, durante todos esses anos você desenvolveu uma habilidade visual impecável. Você não está começando do 0. Não deixo de pensar que você já é uma designer muito experiente. Assim como você (e muitos na blogosfera antiga), eu também tinha esse sonho de ser web designer e como ainda era bem novinha me projetei pra esse caminho. Comecei a faculdade de computação, busquei estágio em desenvolvimento front-end e descobri que minha paixão mesmo era o design. Eu até gostava de programação, mas todo o resto era bem chato e projetar interfaces para os programadores fazia mais sentido pra mim. Avalie se o que você gosta de fazer é mais próximo da lógica computacional ou interativa/visual, talvez a área de UX Design seja o caminho pra você também. Os salários são menores rs mas a barreira de entrada também, fica essa recomendação. Independente do caminho que seguir, te desejo toda sorte e sucesso sempre! Meu plano pra 2026 é conseguir virar Designer Pleno (sou Junior) kkkkk Um abraço e feliz ano novo! 🩷
ResponderExcluirObrigada pelo comentário 💗💗 Estou aos poucos fazendo as pazes com essa questão da idade ><
ExcluirEu gosto muito de design, e fico feliz com elogio considerando que nunca tive educação formal na área. Também acho que a área de front-end é onde vou me dar bem, mas quero estudar um pouco pra descobrir se me daria bem na parte de lógica computacional também. Que legal saber que tem menos barreiras na área de UX!
Tenho certeza que você vai conseguir virar Designer pleno, enviando todas as energias positivas pra você ☆*: .。. o(≧▽≦)o .。.:*☆
Beijos e até mais!
Olá, Lia!
ResponderExcluirCompreendo muito seus sentimento a respeito da idade, eu ainda não cheguei aos trinta (estou quase lá!), mas esse ano sinto que assim como você, passei por essas reflexões sobre a questão de idade e sobre o fracasso. Mas cheguei a conclusão que isso tudo é muito relativo sabe, é muito pessoal para cada pessoa, não podemos cronometrar nossa vida com base na vida do outro, nossa vida é só nossa, só temos essa, e o melhor que podemos fazer é simplesmente vivê-la da forma que nos fará feliz no momento.
E olha que coincidência, pois assim como você, decidi trilhar esse caminho e estudar para concurso público também, hahah. Tem sido super desafiador, é um caminho cheio de camadas eu penso, devemos ter muita disciplina e foco, mas a cada dia que passa, vejo progresso, tento me divertir nesse processo de aprendizagem, apesar de tudo (te aconselho o mesmo, pois torna tudo um pouquinho mais leve), e não me cobrar demais, o que percebi ser o mais difícil! TuT
Abraços,
Bia
Você tem razão, cada jornada é única e válida. Estou me curando aos poucos desse senso de urgência, vivendo um dia de cada vez e aproveitando as oportunidades que aprecem.
ExcluirOlha só, uma colega concurseira! Tem matérias que eu me interesso muito e consigo estudar super bem, já algumas são um pouco mais difíceis de focar. Eu tento acrescentar um pouco de diversão com canetas coloridas e post-its fofos ><
Te desejo sucesso e estarei torcendo pela sua nomeação!
Oi, Lia!
ResponderExcluirÉ muito cruel que exista essa expectativa em torno de a gente ter a vida resolvida, né? Eu fico pensando, no fim do mês minha tia avó completa 100 anos, e ela viveu todos esses anos de forma bem vivida, por que a gente continua achando que trinta e poucos é algo limitante?
Tá certíssima em buscar a estabilidade de um concurso, viu? Melhor coisa que a gente pode fazer pela nossa paz... E "gastar" seu tempo com os estudos paralelos de desenvolvimento acho tudoooo também! É tão lindo ver como os blogs nos aproximam de certas áreas da tecnologia há anos, né? Eu amo!
Oi Luly!
ExcluirSim, 30 anos ainda é bem nova, mas a sociedade faz a gente sentir que já estamos chegando ao fim da vida kkk
Realmente sou muito grata por ter participado do mundo dos blogs quando era mais nova, sinto que me ensinou muita coisa sobre tecnologia/internet que é útil até hoje pra mim!
Muito obrigada pelo seu comentário <3
Oi, Lia!
ResponderExcluirCaramba, parece que foi ontem que eu acessava aqui para pegar seus códigos... e já tem 13 anos.
Bem vinda novamente <3
Oi!
ExcluirO tempo passa voando né? xD
Obrigada <3
Fico muito feliz em ver o Cherry Bomb de volta 💗
ResponderExcluirEu sempre entrava aqui pra reler postagens antigas, matar a saudade daquela fase e da vibe do blog… então confesso que me surpreendi (de um jeito muito bom) com esse texto tão pessoal.
Dá pra sentir o quanto esse ano foi intenso, com perdas, recomeços e descobertas, mas também o quanto você amadureceu no meio disso tudo. Essa reflexão sobre tempo, idade e expectativas pesa em muita gente, e ler alguém falando disso com tanta honestidade conforta de verdade.
Também amei ver essa volta ao CSS e HTML, quase como um abraço na adolescente que você foi. Às vezes a vida dá voltas enormes só pra nos colocar de novo perto do que sempre fez sentido.
Que bom que o Cherry Bomb voltou diferente, mais íntimo, mais real. Essa nova fase promete, e eu vou continuar passando por aqui pra ler, lembrar e me surpreender de novo.
Oi Mi! Muito obrigada pelo seu comentário, sempre fico muito feliz de ver comentários de pessoas que estavam aqui anos atrás também <3
ExcluirRealmente foi um ano e tanto, e vc tem razão, dei muitas voltas até conseguir retornar aqui, mas é isso que faz a vida interessante né?
Faz um tempinho que não posto, mas logo logo tem coisa nova aqui, abraços!
E aliás, me sinto muito nostálgica kk
ResponderExcluirLer esse post deu aquela sensação gostosa de voltar no tempo, lembrar da época dos blogs e de tudo o que ele representou. É aquele tipo de nostalgia que aquece o coração e faz a gente perceber o quanto cresceu, eu nunca esqueci desse cantinho da internet, sempre voltava e ficava fuçando blogs ainda ativos. Também tento escrever, mas com o serviço e a faculdade acabo deixando meio de lado. Mas uma vez, fico muito feliz de você ter voltado <3
Eu também gosto muito da sensação de entrar aqui e parecer que voltei um pouco no tempo. Também estive ocupada, mas de vez em quando é muito bom tirar um tempinho para desacelerar e passear um pouco pela blogsfera! Espero que consiga encontrar tempo pra escrever mais frequentemente <3
ExcluirO tempo passa e a gente se cobra tanto né? Mas que bom que vc está tentando levar as coisas com bastante leveza.
ResponderExcluirMeu interesse por desenvolvimento web começou cedo, em 2012 quando descobri os blogs me apaixonei pelos códigos e hoje trabalho com isso.
É engraçado ver como uma diversão da adolescência ditou os rumos da minha vida profissional.
Também acho engraçado esse movimento que existe hoje de pessoas querendo se afastar mais das redes.Há 13 anos quem diria que im dia seria assim né.