Nova interface do Editor HTML do blogger

|
Olá pessoas, tudo bem? Acho que todos aqui devem ter notado que o nosso querido blogger fez algumas mudanças no editor do modelo HTML não é? A primeira vista pode parecer tudo muito estranho e confuso, mas na verdade as mudanças deram uma boa facilitada na vida de quem mexe com código do blog.


Na terça-feira, dia 09, foi publicado no Blogger Buzz (site oficial de notícias do blogger) uma postagem falando sobre as tais mudanças. O texto é bem explicativo e dá um exemplo para que as pessoas entendam melhor. Resolvi então traduzir o texto para aqueles que não tem muita facilidade com o inglês. Confira:

Melhorias para o editor de template HTML do blogger

Se você é um desenvolvedor de websites que faz templates de blog, ou um proprietário de blog que prefere fazer alterações em seu modelo usando HTML, CSS ou JavaScript, você pode se interessar em algumas melhorias que fizemos ao editor de modelo HTML do blogger.

O modelo HTML do seu blog é o código fonte que controla a aparência do seu blog. Este modelo pode ser personalizado do jeito que você quiser. O editor de modelo  HTML melhorado agora possui numeração de linha, syntax highlighting (aquelas cores diferentes), auto-recuo e separação dos códigos "em pastas" para tornar a edição seu modelo muito mais fácil.

Vamos supor que você queria mudar a data dos posts do seu blog para debaixo do título do post, semelhante ao blog Blogger Buzz. Para fazer isso, siga estes passos (clique nas imagens para ampliar):


Clique na guia "Modelo" do painel do blogger, depois clique no botão "Editar HTML", para ver o novo editor de modelo:


Localize o widget "Blog 1" rapidamente usando o menu drop down "Ir para um widget":


Este widget controla como seus posts são exibidos. O código dentro do widget é escondido por padrão. Clicando em '►'  ao lado da linha de código, o código do widget expande e revela um conjunto de tags "includable":


Dentro da includable "main" está o bloco de código que corresponde a data da postagem:


Recorte a seção de código da data, e mova para onde você quer, que neste caso é abaixo do título dos posts, na includable "Post":


Para checar as mudanças, clique no botão "Visualizar modelo" para ver as atualizações:



A data da postagem está exatamente onde queremos, então clique de novo na guia "Editar modelo", clique em "Salvar modelo" e está feito!

Por último, nós adicionamos um botão "Formatar Modelo" botão que limpa automaticamente o recuo do modelo, e torna possível procurar um texto pressionando a tecla "Ctrl + F", após clicar dentro do editor . Para localizar e substituir as ocorrências de um texto um por um, use as teclas "Ctrl + Shift + F" ou para localizar e substituir todas as ocorrências de uma só vez, use as teclas "Ctrl + Shift + R".

Leia o post original aqui.


Eu queria fazer um vídeo explicando, mas não tá tendo como eu gravar a narração. Então vou indicar alguns links de dois sites que já falaram sobre o assunto e explicaram tudo muito bem:


Espero que tenham conseguido se familiarizar um pouco mais com a nova interface depois desse post.
O que vocês acharam das mudanças? Comentem!

86 comentários

  1. Eu não gosto muito desta nova Interface :S
    Mas você explicou bem'

    Visita>> http://worldofthel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaliah é verdade eu achei muito mais facil do que ficar com aquele modelo antigo que a gente editava e ia no layout e esperava a pagina recarregar gostei da nova interface.

      www.levigustavodicas.com

      Excluir
    2. Também não curti a nova interface, não. Ainda estou meio perdida. Mas as explicações ajudaram bastante...

      Excluir
    3. Estou perdidissima quando me acostumei com a antiga eles mudam !!!

      Excluir
  2. Pera aí mudou a interface do blogger de novo????

    ResponderExcluir
  3. eu tava acostumada com a mais antiga, mas pra mim tanto faz.
    http://atras-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. é, de certa forma ficou melhor, justo quando já tinha acostumado com o outro kk

    ResponderExcluir
  5. Omg, quando eu já estava expert nessa área vai mudar? kkk Isso é que é!

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    >>Facebook<<
    >>Twitter<<

    ResponderExcluir
  6. Sim, eu também percebi que isso aconteceu!
    http://teen-sweetteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso não consigo mas localizar a a TAG ]]>

      Excluir
    2. Eu também não gostei muito, preferia a antiga.

      Excluir
  9. Ficou melhor , mas ainda não me dou bem lá ;$ Ursato*

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post :)
    Mas eu odiei a nova interface, muito ruim ...
    Prefiro a antiga mesmo :)

    ResponderExcluir
  11. Podem ter melhorado, mas ainda não percebi as tais melhorias... ¬¬'
    Prefiro a interface antiga... *w*
    Bjo ;*

    ResponderExcluir
  12. Nessa página do blog os links travam e os gadget aparecem lá no rodapé, o que faço para arrumar? Obrigada!
    http://t.co/kpFZ4NfEyl

    ResponderExcluir
  13. Eu gostava do modo antigo, mas creio que assim vou gostar mais depois de saber usar!

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi a mexer nele na mesma hora u_u'

    Achei até legal, meio diferente, me lembrou muito o do tumblr. Continua praticamente a mesma coisa, só muda o "design" sabe? SIASHAISUHA'

    Kissu
    http://the-kawaiis.blogspot.com.br/

    ~DÁLIA-CHAN: Desculpa por não ter visitado aqui, fiquei ausente até no meu blog, gomen ne >:C

    ResponderExcluir
  15. Gente, eu odiei!!! Pra achar codigos tem que ficar clicando nessas setinhas. Quando vc ja conhece o codigo, demora 10 anos pra achar.
    Visualizar modelo na mesma pagina, perde um tempo ate abrir, voltar, arrumar, olhar e voltar de novo.
    Se vc alterar qualquer coisa no expandir modelos de widgets, ele nao funciona mais corretamente (função data ao lado do post, por exemplo). A unica coisa boa foi as cores. O resto, era melhor nao ter mexido :( Ja mandei um monte de feeback reclamando rs.
    Beijinhus <3
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. hehe, vi essa atualização, quando vi achei que o blogger tinha feito uma sacanagem com a agente ehuaheuah mas depois consegui 'sacar' rsrs

    caindoonareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo post eu estava meio perdida com as mudanças do editor!!!! rsrsrs...

    gabyfaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Interessante ... Você explicou muito bem *-*

    Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem posts novos por lá...você e seus leitores serão recebidos de braços abertos por mim.

    http://sorriso-jovem.blogspot.com.br/

    Beijinhos de Morango!

    ResponderExcluir
  19. Yo, Liah. Então essa mudança me pegou der surpresa, justamente agora que eu já estava bem acostumado com a interface, mais depois de mexer uns 10 minutos, conseguir achar todas as tags que eu costumo usar para editar meu modelo, então tá tudo, ok. Achei que agora ficou mais organizado, pois aquele menu drop down, irá ajudar é muito, kisus.

    Kuusou World
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  20. eu basicamente não gostei da nova interface acho que porque já tinha me acostumado com a outra ai pra mim parece que fica tudo mais dificil, mas ficou bem mais facil na minha opinião e explicativo como os números.

    Nyah Kawaii

    ResponderExcluir
  21. Onde o CSS foi parar? Tá tudo muito complicado, tá horrível!!!!

    ResponderExcluir
  22. Pra quem era acostumado com a antiga Interface acha super complicado, e a verdade é que é mesmo. Mas pra quem conhece o Java e desenvolve os templates nele, já deu pra ver que é bem melhor, porque assim fica mais fácil de identificar algumas coisas no Html.

    http://anellesiqueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Pra mim é tudo questão de costume! Quando a interface do blogger mudou tive que me acostumar, agora foi o editor de HTML.
    Estou fazendo um layout para a minha amiga, então vou ter que me acostumar né...
    Se está mais fácil ou não ainda não decidi, porém não gostei da visualização do modelo...
    Kissus, Liah

    modaetutorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. gostei, ta todo mundo muito aterrorizado com isso, mais ele ta até melhor e mais facil de se mexer, explicou bem Liah, e apróposito o filme que citei naquela postagem foi " ela e os caras", passa direto na globo o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ahh, que bom que você deu um help aqui, tava precisando, rs.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Me acostumei com a antiga aí mudam :/ Não curti essa, mas já estou tentando me acostumar.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. De cara, como muitas eu já nem gostei! Como te disse, tudo colorido, tudo diferente, confunde minha mente! Mas é tudo questão de costume não é mesmo? Com o tempo a gente acostuma.
    Gostei do exemplo de como mover a data, é muito simples hein? Essas melhorias tornam o editor mais organizado e mais profissional, basta agora nos acostumar!
    Adorei Liah, beijos ♥

    Caprichosdabiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu não curti muito,pois qualquer coisa que procuro na net, para me ajudar a mexer com HTML, é só com a Interface antiga, aí eu não consigo mexer em nada.

    Beijos, =*
    http://my-sweet-mess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu já tinha visto no blog da Kaorii isso. Mas que chato não? Esse blogger viu ¬¬'. Eu estou quase me acostumando com a "novo editor" mas sei que vai ser difícil. Beijos Liah!

    ResponderExcluir
  31. Cara, fiquei triste, apesar de não ser eu quem faz o design lá do blog, não sei se a menina vai aumentar o preço do layout, porque se for aumentar por causa disso tô ferrada!

    Beijo,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Para falar a verdade eu gostei mais dessa interface, mesmo sendo um pouco complicada, meu layout fiz todinho por ela e nada houve o o modo de vizualização ficou mais rapido e mais pratico, mesmo que tenha aquela bobagem do tumblr de nao servir o desfazer do mouse, mais serve o CTRL+Z, então é só isso, beijos!
    - Inside HTML

    ResponderExcluir
  33. Não dá pra voltar pra interface antiga? Eu particularmente não gostei dessa, achei meio complicado, mas enfim... rs

    ResponderExcluir
  34. Não gostei muito dessas mudanças, mas o jeito é aceitar né?

    cupcake bright

    ResponderExcluir
  35. Vi muita gente reclamando das mudanças,mas se eles repararem o códiogo é o mesmo(reparei isso lendo o CB XD).
    Acho que é até melhor esse código novo!Tô aproveitando para enfeitar meu blog.
    Beijos
    Monster High In Brasil

    ResponderExcluir
  36. O Blogger nunca se cansa de mudar, de primeira eu não gostei, mas analisando o seu post, pareceu uma boa a mudança. Lembrou muito o editor de HTML do Tumblr.
    Abraços

    (Ah, e eu voltei a postar depois de alguns meses, espero que continue acompanhando :D)

    www.garotadeallstar.com.br

    ResponderExcluir
  37. eu não consigo mudar o blockquote do meu blog, não funciona! #CHATIADA tem como voltar para versão velha?
    Fer--> RetardadasDaNet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. LoL , nem sabia kkkk' tá parecendo o html do Tumblr, todo colorido ;*
    bjs

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião ODIEI.
    Já deixei vários blogs de design por causa dessa nova versão que o blogger disponibilizou... ¬¬'

    ResponderExcluir
  40. Eu odiei demais esse HTML me atrapalhei todinha,ainda estava fazendo um layout,aff que raiva '-'
    Ótimas dicas!
    Beijinhos :*
    Emfrente-aoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Eu ainda não consegui entender rs vou visitar esse sites que você indicou.Beijo.
    http://desneurandoblogger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Liah salvando a maioria dos blogueiros u_u
    Mas sei lá, continuo não gostando do novo HTML :/
    Beijos ;* | alittlegirl-and-bigdreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. eu não gostei, você clica F3 e não aparece o código :/

    ResponderExcluir
  44. Realmente pode se dizer que ficou mais facil do que o antigo mas o blogger devia ter pensado que ja foi dificil se acustumar cm as mudancas que aconteceram em 2012,ai muda de novo a gente tem que ficar sempre prestando atenção nos minimos detalhes e vamos combinar nos podemos ser experientes com HTML mas não somos nenhum Steve Jobs ou Bill Gates da internet não.Eu por exemplo vou fazer meu novo layout com esse nova interface do blogger e vou ter que estudar ela toda para não fazer nada errado e simplesmente vai nos custar mais tempo tendo que estudar tudo aquilo que a gente ja sabia de outro jeito!
    E a mesma coisa de você saber os nomes dos deuses gregos e o seu professor na hora da prova manda voce por os nomes em romano!
    http://bonecadeetiqueta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. como vc pode notar, a maioria das pessoas nao gostam de mudanças, nem qdo eh pra melhor...sei la o pq disso, mas voltando ao assunto do post, eu gostei!!!
    qdo vc coloca uma tag errada, automaticamente ja fica vermelho e o blog nao permite salvar. Acho q vao acontecer menos erros nos layouts. Essa de ficar colorido e os widgets nao aparecer o codigo todo e sim se vc clicar na setinha pra expandir, ualll, ficou mto bom!!!
    bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  46. Liah,me da um help por favor!Tento achar os códigos (com o velho Ctrl+F) mas não consigo!Quero reformar geral o meu blog mas não estou conseguindo!
    Por favor,faz outro post explicando melhor!

    ResponderExcluir
  47. ainda bem que consegui achar aqui explicando sobre isso, em um dia o html tava de um jeito no outro já tinha mudado, fiquei doida, cavuquei tanto ele, felizmente consegui fazer o que queria mas me recusei a voltar durante um bom tempo rsrs, mas tava muito louco com linha que apareciam do nada e cores.
    Seu blog é liiiiiiiiiiindo
    http://todopragarotas.blogspot.com.br/
    http://alinewdesigner.blogspot.com.br/
    http://flahkatarine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Eu detestei de verdade, estava totalmente acostumada com a outra interface! essa pra mim é mais complicada!

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. detestei,não estou sabendo mecher mais neste novo editor HTML

    littl-things.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Adalia os codigos mudarão?? Se mudou você ja atualizou os tutoriais?

    ResponderExcluir
  51. Adália, apanhei muito no começo. Depois da sua explicação ficou mais claro. Vou continuar testando. Parece que de modo geral ficou melhor, pois o antigo de expandir etc etc, era um tanto difícil.
    Deixe nosso cantinho para as amigas: http://www.bipolarbrasil.net (sobre transtorno bipolar, muito útil a comunidade... enfim) Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Não consigo mais mudar meu layout, já não sou muito boa em HTML , tava quase aprendendo ai o Blogger muda ¬¬, os codigos que eu procuro com o ctrl+f já era ;/
    http://bytheway-foryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Eu nao gosto dessa nova interface e a caixinha "expandir modelos de widget" nao aparece aqui :(
    love-you-and-me-love.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Eu achei meio complicado. Acho que vou levar uns belos socos antes de saber completamente :/ Quero ver como vai ficar quando eu for editar um template do zero.

    ResponderExcluir
  55. Deixei meu blog em hiatus por um tempo e quando pretendi voltar (e mudar todo o layout)... ~PÁ NA MINHA CARA!~ UAHEUAHEUAHEU Até levei um susto quando vi a mudança... Ainda to meio perdida, mas acho que é questão de tempo até acostumar com essa nova interface .-.
    Meus prós e contras estão meio a meio -q

    Beijos,
    adoravelmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Oi,posso reblogar? Darei todos os créditos á Adália de Sá,do Cherry Bomb. Beijinhos,espero sua resposta :)

    ResponderExcluir
  57. como eu faço pra achar o elemento expandi na nova editor do blogger?

    ResponderExcluir
  58. eu quero voltar pro velho painel acho melhor como eu faço?

    ResponderExcluir
  59. nao gostei nao estou muito confuso com isso , mais valeuu

    ResponderExcluir
  60. Não gostei muito, já sou péssima com HTML e só vivo usando tutoriais. Eu já me confundia antes imagine agora. Simplesmente não consigo achar NADA.

    ResponderExcluir
  61. COMO É QUE FAÇO PARA TIRAR ASSINAR(TOM) LINK INICIO QUE FICAR ABAIXO POSTAGEM MUDOU TUDO AGORA
    HTTP://MASCARASUCESSO.BLOGESPORT.COM

    ResponderExcluir
  62. ficou horrivel esta alteração na edição de HTML do Blogger, voce não acha mais nada e muito complicado de navegar.
    péssima ideia !
    uma pena.

    ResponderExcluir
  63. Eu odiei essa nova interface. Eu sempre fiz tudo no meu blog sem problemas quando era o modelo de HTML velho, agora eu não consigo fazer nada, nem achar nada.

    www.complementochic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  64. Q saco! Odiei essa nova interface! Tou toda perdida, e num sei mais editar nada! Eu ja tava super acostumada com o outro! Alguém sabe algum site q explica como personalisar o blogguer nessa nova interface? Ta horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou ficando louca!!
      Eu fasso templantes,mas agora estou perdida,o ]]> sumiu!! e a maioria das auterações no blogger eu utilizo ele!
      alguem me ajuda por favor!
      kamila2008leo@hotmail.com

      Excluir
  65. Obg, ajudou muito!
    E quem puder visite e se inscreva! http://rafaeldavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  66. pode me explicar uma coisa?
    bom,eu queria saber , com a interface nova,os antigos tutoriais nao havera maneras de ser utilizados??

    ResponderExcluir
  67. Olhem meu blog rs
    http://umasimplesgaro.blogspot.com.br/ Ele é praticamente sobre moda ,ficaria feliz se você participasse! bejs

    ResponderExcluir
  68. Não consegui entender essa explicação pra colocar a data da postagem debaixo do título ;s. E eu estou precisando urgentemente disso ! Alguém me ajuda,pls!
    diario-de-opinioes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  69. Adorei o post, está bem explicadinho !
    Eu no começo não tinha gostado muito da nova interface não, mas agora eu acostumei e achei que melhorou muito :)
    Beeijokas !!

    http://theworldanny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  70. Não gosto muito dessa interface,apesar de já estar me dando bem,é dificil usar o crtl+f,vc tem que selecionar o local,para que ele possa procurar,mas se a gente não sabe o onde esta,como vamos saber o local? Nas outra era mais facil.

    ResponderExcluir
  71. Não gostei, quando entro no Painel com a senha do google não aparece o botão para editar meu blog, meu blog ficou inacessível, e única solução é apaga-lo e criar outro.

    ResponderExcluir
  72. Seu blog é lindo. Você mesma que deixou ele com essa cara? Queria muito aprender a mexer not html do blogger, mas só sei mexer no do tumblr :(

    ResponderExcluir
  73. Oiiiiiiiiiiiiiiiiii eu acho que sou a unica que não consegui hauahauhau
    Será que vc pode me ajudar???
    Na realidade estou quebrando a cabeça para tentar incluir a data aos meus posts, já que o templates que instalei não tem data. Já tentei de tudo... mudei nas configurações, direto no layout, mas não vai.
    Se puder me ajudar... meu email eh contato.tdm@gmail.com e o meu blog www.territoriodemeninas.com.br

    Desde ja agradeço
    bjs Juh

    ResponderExcluir